Procure Texto ou Passagem:

Ajuda sobre as Divisões da Bíblia

Na verdade, a Bíblia é uma coleção de livros, que juntos, formam uma biblioteca. E a palavra Bíblia, significa Biblioteca, em grego.

Portanto, a Bíblia divide-se em livros. Para facilitar a identificação dos contextos e a divisão de idéias, esses livros foram divididos em capítulos. Cada capítulo, por sua vez, foi dividido em versículos (ou versos). Cada capítulo recebe um número e cada versículo, também.

Quando você vê um texto, logo identifica uma referência bíblica, pois sempre segue o seguinte padrão:

Por exemplo, se você ler Marcos 2:8, saberá que essa referência diz respeito ao livro de Marcos, capítulo 2 e verso 8. Podemos também representar uma faixa de passagens: Gênesis 15:1-5, que significa: os versículos de 1 a 5 do capítulo 15 do livro de Gênesis.

Uma parte dos livros da Bíblia foi escrita antes de Jesus nascer. A esses conjunto de livros, chamamos de Velho Testamento, ou Antigo Testamento. O outro conjunto de livros, que foi escrito depois do nascimento de Jesus, chamamos de Novo Testamento.

Se você ainda não está familiarizado com as divisões da Bíblia, não se preocupe. Com o tempo você vai aprendendo quais são os livros do Velho e do Novo Testamento.

Para ver a relação completa dos livros da Bíblia e a quantidade de capítulos de cada um deles, visite a página de consulta detalhada por passagem.